sábado, 18 de maio de 2013


A origem de Juazeirinho


JUAZEIRINHO - A feira deu origem ao povoado. No início da década de 1910, por volta de 1913, os proprietários rurais observaram que a troca de mercadorias como: milho, feijão, algodão, e esteiras, por: farinha, rapadura e aguardente prosperava, a distância de vinte e quatro quilômetros para sede dificultava a escoação dos produtos.

José Felismino da Costa Nogueira como comerciante que era, tinha na sua fazenda um armazém onde as mercadorias eram guardadas, num belo dia do mês de outubro de 1913 recebeu em sua casa na fazenda Aroeiras, a visita de seu amigo e compadre e também fazendeiro, Henriques Ferreira de Barros, proprietário da fazenda “Joazeiro”.

José Felismino da Costa Nogueira, teve a idéia de criar uma feira para “Joazeiro” logo apoiado por Henriques, se mobilizaram para requerer autorização e o fizeram, o espaço escolhido para concretização da idéia.

Foi a Fazenda Joazeiro, propriedade de Henrique Ferreira de Barros, pois além de encontrar água com facilidade era cortada pela estrada (atual BR230) que liga o Sertão ao litoral.

A esses dois pioneiros, juntaram-se o comerciante ambulante, Manoel Vital Filho, Pedro Ferreira Barros, agricultor, José Batista de Azevedo, proprietário da fazenda Boa Ventura, Avelino José, pedreiro e carpinteiro, João da Cunha Moreno também fazendeiro e a participação do português, José Ferreira Tavares ( O Marinheiro do Catolé).

O requerimento foi feito ao então prefeito de Soledade, Coronel Claudino Alves da Nóbrega ( Dino da Perna de Pau), para que Joazeiro” pudesse ter a sua própria feira livre.

Autorizado, foi realizada em 4 de novembro de 1913.

Por Agenor Batista de Lima - Historiador

Nenhum comentário:

Postar um comentário